11/05/2017

Expectativa de vida de soropositivos é praticamente a mesma de soronegativos !!


Os avanços no caso de combate da epidemia de AIDS no mundo tem surtido efeito. Um estudo realizado pelo The Lancet com 88.500 pacientes soropositivos da Europa e América do Norte, apontou uma expectativa maior de vida em pessoas que vivem com HIV. 

Segundo o periódico médico, pessoas com idade superior a 20 anos de idade e que tenha contraído o vírus em 2010 possuí uma sobrevida de dez anos a mais em relação àqueles que foram diagnosticados portadores do vírus há 20 anos. 

"É um avanço médico tremendo ver que uma infecção que já matou tantos e era um diagnóstico tão terrível, agora consegue ser algo com o qual conseguimos lidar e garantir ao paciente uma vida praticamente normal e longa. Esperamos que o avanço ajude a reduzir o estigma associado ao HIV", disse Helen Stokes-Lampartd, estudiosa do HIV. 

Com esses resultados, fica comprovada que a expectativa de vida de uma pessoa HIV+ na contemporaneidade é praticamente idêntica a de um soronegativo. Um paciente que tenha adquirido HIV em 2008 e que mantém o tratamento em dia, consegue viver até os 78 anos, média aproximada do restante da população. 

Essa sobrevida é creditada à eficácia dos medicamentos antirretrovirais que inibem o desenvolvimento do agente causador da AIDS no organismo. 

Embora os índices sejam animadores, profissionais da área da saúde salientam que a guerra contra a epidemia ainda não foi vencida, portanto, se prevenir e usar camisinha em toda relação sexual continua sendo a melhor garantia para controlar o HIV.

Fonte: Acapa

Nenhum comentário: